terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Rocambole de Doce de Leite

As férias acabaram.
De volta às aulas aumenta a quantidade de guloseimas para se fazer em casa, pois comprar produtos sem glúten industrializados aumenta muito o orçamento.
No quesito pão, continuo fazendo as boas e velhas "bisnaguinhas", estilo a bisnaguinha de Seven Boys (formato igual).
No caso da minha filha que ainda tem seis anos e está ingressando no segundo ano do fundamental (meio período de estudo), o pão, suco e uma fruta já são suficientes para saciar a sua fome.
Porém, tendo em vista a quantidade de lanches industrializados que os alunos costumam levar nas lancheiras, é óbvio que ela sentirá vontade de comer um bolinho estilo "Ana Maria", um rocambole ou algo parecido com estes lanchinhos prontos que são divulgados na mídia, com embalagens interessantes e que faz com que as crianças queiram consumi-lo.
Para este primeiro dia de aula, eu fiz pão de queijo em casa e rocambole com recheio de doce de leite. Até aí, nada de novo.
A diferença mesmo está na embalagem e saiba que coisas simples fazem a diferença.
A forma com que se apresenta um produto é muito importante e como sempre digo, não é só o sabor que conta, pois quando seu filho abrir a lancheira e se deparar com embalagens caprichadas ele comerá com os olhos e estas farão sucesso até mesmo entre os amiguinhos.

 Este rocambole rendeu nove pedaços com 4cm. de largura em média, cada fatia.


Rocambole

6 ovos
2 xicaras de açúcar
150g. de fécula de batata
1 pitada de fermento Royal

Preparo:
Bata as claras em neve e reserve.
Bata as gemas com açúcar na batedeira até dobrar de volume. Acrescente a fécula de batata e bata e por último o fermento.
Forre uma assadeira com papel manteiga de despeje a massa. (Esta quantidade de massa rendeu duas assadeiras pequenas). Leve ao forno.
Após assar, retire do forno. Umedeça um pano de prato limpo e polvilhe um dos lados com açúcar.
Coloque a massa em cima e retire o papel manteiga. Enrole no formato de rocambole e deixe uns minutos.
Abra novamente e coloque o recheio que quiser (geléia de uva, de morango, Nutella, brigadeiro mole, doce de leite, etc.). Enrole e corte em pedaços.
Compre sacos plásticos com desenhos e coloque uma fatia em cada plástico.
Congele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário